No Google Trends, o aplicativo ClubHouse, queridinho da galera aqui do LinkedIn, mostra drástica tendência de queda nas pesquisas.

Na economia comportamental, dois vieses podem explicar o repentino “boom” do aplicativo:

1. Prova Social (Robert Cialdini, 1984)

Este viés comportamental diz que as pessoas adaptarão suas necessidades de acordo com o que outras pessoas vêm fazendo, e a recomendação é a chave disso. Um apelo ao efeito FOMO (fear of missing out), onde literalmente outras pessoas temem perder algo importante.

2. Efeito manada (Dan Ariely, 2008, explica)

Uma ênfase ao anterior, mas com uma premissa mais forte. O ser humano é irracional, utiliza as decisões de outras pessoas para tomar a sua. Imagine dois restaurantes, um com uma fila gigante e outro sem fila. Consumidores associarão a fila com a qualidade do produto e a ausência de fila ao oposto.

Daqui para frente, veremos um provável platô no apelo ao novo e uma consequente abertura do aplicativo para inscrições, onde ter um convite passa a ser um desejo comoditizado (vide Orkut).

Fato é, ao diminuir o FOMO, vai ficar claro se o ClubHouse de fato resolve um problema real a partir da tecnologia ou se os dois vieses comportamentais citados explicarão o crescimento do aplicativo.

E você, o que acha?

Você gosta do meu conteúdo? Me siga nas redes sociais
Sem comentários
Comments to: ClubHouse tem caído nas pesquisas do Google. Será que a “moda” é passageira?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − três =

Anexe imagens - Apenas PNG, JPG, JPEG e GIF são formatos suportados.