Dias atrás, a Microsoft anunciou seu serviço de streaming de jogos, prometendo ser a “Netflix dos games”. Mas o que é na prática um serviço de streaming de jogos e como isso impacta o mercado geral de games?
Com o avanço da computação em nuvem e da disponibilidade de internet residencial ultrarrápida, o serviço de streaming de jogos também avança, funcionando como uma alternativa ao console físico.
Na prática, você acessa o jogo – que está sendo executado em alguma parte do mundo, em um computador da empresa que distribui o serviço, como se fosse um filme do seu provedor de streaming.
A Google foi a primeira big tech a entrar no mercado, com o Stadia. Lançado em 2019, o serviço no momento está disponível para 14 países (sem Brasil na lista). Assim como na Netflix, o usuário decide se a qualidade “Full HD” é suficiente ou se prefere o “4k” e claro, quanto melhor a qualidade, mais caro é a assinatura.
Além de Google e Microsoft, outras empresas já anunciaram suas plataformas, como a Nvidia e a Amazon.
Será que daqui 10 anos ainda compraremos consoles, que tem a vida útil super curta, ou os serviços de streaming de games dominarão o mercado?
Com diversas big techs lançando suas plataformas e o avanço da internet residencial no mundo, eu acredito fortemente no streaming!
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